Last updated on 12-nov-2022
Dos muitos pratos feitos com bacalhau que encontramos na culinária portuguesa, as simples mas deliciosas Pataniscas de Bacalhau são uma boa opção para uma refeição fácil, acompanhadas por um cremoso Arroz de Feijão e uma salada. Desprentenciosas, com gostinho de feito em casa e de “quero mais”, um exemplo de comida afetiva e reconfortante, e eu AMO!
Se está em Portugal (ou já esteve), já deve reconhecer o nome e saber que estes são mesmo petiscos muito saborosos. E se ainda não conhece, não sabe o que está perdendo!
Acho as pataniscas muito difíceis de resistir. Já experimentei em vários restaurantes e depois testei algumas receitas em casa, modificando e ajustando até chegar à versão que estou compartilhando abaixo, que está entre as melhores que já comemos até agora.
Elas são melhores quando servidas quentes, logo após a fritura – leves e fofas por dentro, crocantes e douradas por fora – mas se sobrarem algumas pra comer depois, a melhor maneira de reaquecê-las para ficarem crocantinhas novamente é colocá-las por alguns minutos na airfryer (no forno também funciona, mas não ficam tão boas). São muito saborosas, com pedaços de bacalhau, o toque de frescor da salsinha, e combinam bem com umas gotas de limão e/ou de molho picante.
Esta receita rende cerca de 12 pataniscas grandinhas para servir como prato principal, mas também pode-se fazer mini pataniscas para servir como um lanche ou petisco caprichado. Tenho certeza que farão muito sucesso! Também são bem fáceis de preparar – só tome cuidado de não deixar o óleo esquentar demais, ou as pataniscas (principalmente as maiores) podem dourar por fora e ficar cruas por dentro.
Para algumas variações da receita, a mesma massa pode ser usada como base para pataniscas com camarão (use camarões pequenos, limpos e descascados), atum (enlatado, escorrido), frango desfiado, e/ou vegetais como abobrinha (curgete), cenoura ralada, cogumelos frescos picados, espinafres, etc.
Tenho certeza que vai adorar essas pataniscas, então quando fizer na sua casa (não se esqueça do Arroz de Feijão!), volte e conte pra gente nos comentários. Ou compartilhe fotos e marque @vivahappyblog no Instagram e no Facebook. Adoraríamos vê-las! 🙂
Está curtindo o conteúdo? Contribua com um “cafezinho” e ajuda a manter o blog!
Prontos para fazer umas pataniscas que vão agradar a todos?
Pataniscas de Bacalhau
Equipamento
- Batedeira
Ingredientes
- 350 g bacalhau desfiado já demolhado
- 1 cebola média ou ½ grande, ralada
- 3 colh. sopa salsa (salsa) picadinha
- 3 ovos
- ½ xíc. cerveja 120 ml
- 1 xíc. farinha de trigo
- 1 colh. chá fermento químico em pó
- 1 colh. chá sal ou a gosto
- pimenta do reino ou pimenta preta, a gosto
- óleo vegetal suficiente para fritar
Modo de Fazer
- Em uma tigela grande, misture o bacalhau já demolhado e desfiado (pedaços pequenos) com a cebola radala e a salsinha (salsa) picada.
- Separe as gemas das claras dos ovos, junte as gemas ao bacalhau e reserve as claras em uma tigela (taça) média.
- Adicione a cerveja ao bacalhau e misture bem.
- Em seguida, junte a farinha de trigo, fermento, sal, pimenta e volte a misturar.
- Bata as claras em neve (em castelo) e envolva delicadamente na massa. Deixe descansar por alguns minutos.
- Aqueça o óleo (180°C / 350°F) em uma frigideira larga. Junte colheradas de massa ao óleo, e deixe fritar até dourar dos dois lados, virando quando necessário.
- Retire as pataniscas prontas do óleo e deixe escorrer em um prato coberto com papel absorvente. Repita com o restante da massa.
- Transfira para uma travessa, salpique com mais salsa picadinha, adicione uns gomos de limão, e bom apetite!
Observações
- A receita rende umas 12 pataniscas grandes para servir como prato principal, e elas combinam muito bem com um tradicional Arroz de Feijão e uma salada.
- Pode-se fazer mini pataniscas com menos massa para servir como petiscos.
- A mesma massa da patanisca pode ser usada como base para pataniscas de camarão (pequeno e limpo), atum (em lata, escorrido), frango desfiado, e/ou vegetais como abobrinha (curgete), cenoura ralada, cogumelos frescos picados, espinafre, etc.
- Não deixe o óleo ficar quente demais, ou as pataniscas (principalmente as maiores) podem corar por fora e ficar cruas por dentro