Last updated on 27-out-2023
Muitos países e culturas possuem uma versão do arroz com feijão em seu repertório culinário. Da Jamaica ao México, Brasil, Portugal e muito mais, esses grãos humildes podem ser feitos de tantas maneiras diferentes que é difícil escolher um favorito.
A versão que estou compartilhando abaixo para o Arroz de Feijão é uma receita clássica da cozinha portuguesa que é muito popular tanto em restaurantes e quanto nas mesas de família. Uma combinação de ingredientes simples, e que normalmente já temos em casa, com um preparo fácil e rápido, mas que se transforma em um prato muito saboroso e reconfortante.
Adicione uma saladinha e esse arroz delicioso pode ser sevido como acompanhamento (por exemplo, é perfeito com as Pataniscas de Bacalhau), como um prato principal para uma refeição sem carne ou para servir para vegetarianos e veganos.
Normalmente vejo essa receita preparada com feijão vermelho e gosto bastante assim. Se preferir outro tipo de feijão, tenho certeza que vai funcionar bem na mesma. Então fique à vontade de substituir por feijão preto, branco, manteiga, etc., desde que já esteja cozido, mas não deve estar desmanchando ou vai se desfazer no arroz. Uma parte interessante do prato é a diferença de texturas do arroz mais cremoso e o feijão mais inteirinho.
Quanto ao tipo de arroz, pode ser o que tiver em casa ou o que mais gostar. Eu já fiz com basmati, carolino e parbolizado (vaporizado). Ficou muito bom com todos eles. A única vantagem do arroz parbolizado é que ele resiste mais a ficar grudado ou se desfazer (e virar papa) se cozinhar por mais tempo.
Dica: O arroz continua absorvendo o caldo depois de pronto, então é melhor tirar do fogo um pouco mais “molhado” do que prefere.
Este queridinho Arroz de Feijão fica melhor quando é feito para servir imediatamente, mas se sobrar ou se quiser preparar com antecedência, guarde na geladeira (frigorífico) em um recipiente de tampa hermética. Continua muito saboroso e dura uns 4-5 dias. Quando for consumir, deixe ferver em fogo brando com um pouco mais de água quente (adicione aos poucos), e acerte o sal (se necessário).
Está curtindo o conteúdo? Contribua com um “cafezinho” e ajuda a manter o blog!
Vamos à receita?
Arroz de Feijão
Ingredientes
- 2 colh. sopa azeite
- 1 cebola média, picadinha
- 2 dentes alho picados
- 2 folhas louro
- 1 xíc. arroz branco, regular ou parbolizado (vaporizado), lavado e escorrido
- ½ xíc. polpa de tomate
- 2 xíc. feijão vermelho cozido
- 3 xíc. água quente, ou caldo de vegetais
- sal e pimenta do reino (pimenta preta) a gosto
- salsa ou coentros picados (opcional)
Modo de Fazer
- Em uma panela que tenha tampa, aqueça o azeite em fogo (lume) médio. Adicione a cebola picada, as folhas de louro, uma pitada de sal e deixe refogar até que a cebola comece a ficar transparente. Junte o alho picadinho e continue refogando por mais 1-2 minutos.
- Adicione o arroz lavado e escorrido, misture e deixe fritar um pouco (1-2 minutos), mexendo para nao queimar.
- Junte a polpa de tomate e o feijão vermelho cozido (não precisa escorrer o caldo do feijão). Mexa e adicione a água quente (ou caldo de vegetais), tempere com sal e pimenta a gosto.
- Depois que ferver, tampe e cozinhe em fogo baixo mexendo de vez em quando (para não grudar no fundo) até o arroz estar macio. Se secar muito, adicione mais água quente durante o cozimento para ficar mais cremoso tipo risoto ou com mais líquido ("malandrinho"), até o ponto que preferir.
- Retire as folhas de louro. Se quiser, salpique com salsa picadinha ou coentros. Sirva quente.
Observações
- Esse Arroz de Feijão é um acompanhamento perfeito para as Pataniscas de Bacalhau.
- Sirva como acompanhamento ou como um prato principal vegetariano/vegano.
- O arroz continua absorvendo o caldo depois de pronto, portanto é melhor tirar do fogo um pouco mais "molhado" do que prefere.
- Já fiz essa receita com arroz basmati, carolino e parbolizado (vaporizado). Ficou muito bom com todos eles. A vantagem do arroz parbolizado é que ele resiste mais a ficar grudado ou se desfazer (e virar papa) se cozinhar por mais tempo.
- O Arroz de Feijão fica melhor quando é feito para servir imediatamente, mas se sobrar ou se quiser preparar com antecedência, guarde na geladeira (frigorífico) em um recipiente de tampa hermética. Continua muito saboroso e dura uns 4-5 dias. Quando for consumir, deixe ferver em fogo brando com um pouco mais de água quante (adicione aos poucos), e acerte o sal (se necessário).
Fez essa receita? Tem dúvidas? Fale comigo nos comentários. Ou compartilhe fotos e marque @vivahappyblog no Instagram ou no Facebook. 🙂
Perfeito! Falta apenas um ingrediente, para deixar o arroz de feijão à portuguesa, soberbo: juntar 2 colheres de sopa de vinagre depois de desligar o lume, e envolver.
Obrigada por visitar o blog e pela dica, Ana! Vou experimentar com o vinagre 🙂