Viagem de carro pela Espanha (de Lisboa)

Last updated on 16-ago-2023

Quer fazer uma viagem de carro pela Espanha? 🙂

A ideia era explorar mais da Espanha de carro para ter mais flexibilidade em vez de voar para um local específico, então decidimos fazer uma viagem em quatro rodas! Planejamos passar pelo menos duas noites em cada parada principal e também fazer pequenas pausas para ver alguns lugares ao longo do caminho. Só tínhamos estado em Barcelona antes (não incluímos aqui), e essa foi uma maneira incrível de ver mais do país e encontrar outros lugares onde gostaríamos de passar mais tempo no futuro. 

Neste post, darei o roteiro da viagem e algumas informações gerais, mas também adicionarei posts mais detalhados para cidades específicas nos links abaixo. Este itinerário inclui saída de (e regresso para) Lisboa, mas os pontos de partida/chegada podem variar dependendo da sua localização/planos de viagem. A rota básica foi de cerca de 2400 km.

Inscreva-se na nossa lista de email ou siga o blog para receber notificações quando novos posts forem publicados.

As condições das estradas costumam ser muito boas em Portugal e na Espanha, e um sistema de navegação no carro ou celular com acesso à internet funciona bem para ir a qualquer lugar com facilidade usando os aplicativos Waze ou Google Maps. Muitas estradas em Portugal têm pedágio (portagens) e a forma mais fácil de pagar é através de um transponder ViaVerde. Os custos do pedágio (portagens) podem aculular rapidamente, mas os caminhos alternativos podem facilmente adicionar 1h ou mais. Então, escolha o “mal” que prefere. 😉 Na Espanha, quase não há pedágios (portagens) e conseguimos evitar as que encontramos (ao planejar os percursos nos aplicativos) sem acrescentar muito tempo de viagem.

Se alugar um carro, vale a pena obter o transponder ViaVerde da locadora. Eles cobram uma pequena taxa por dia pelo uso do transponder e depois calculam todos os pedágios acumulados até a devolução do carro. Assim, você não precisa se preocupar em ter troco para pagar os pedágios nos postos de cobrança nem ter que pagar a taxa cobrada por passar por um leitor automático de pedágio sem o transponder. Além disso, é possível pagar para estacionar em vários lotes usando o ViaVerde.

Em relação ao estacionamento, pode ser um desafio em algumas áreas, por isso geralmente optamos por deixar o carro parado em um local (perto do ou no próprio hotel/acomodação) e passear usando o transporte público local ou a pé . Isso funcionou bem, pois o tráfego nas grandes cidades pode ser pesado e navegar pelas ruas estreitas perto de locais históricos pode ser difícil e confuso.

Hotéis maiores geralmente têm estacionamento no local com custo entre 8 a 15 euros por noite. Propriedades menores e acomodações de curto prazo (por exemplo, Airbnb, VRBO, etc.) geralmente não têm estacionamento. Confira as informações de estacionamento na descrição do imóvel no site da reserva, ou entre em contato diretamente com o local para confirmar detalhes e disponibilidade. Além de espaços gratuitos, há estacionamento de rua em muitas áreas que são pagos das 9h às 18h ou 19h, o que significa que o estacionamento noturno é gratuito. A parte complicada é que pode haver um limite de quantas horas você pode pagar por vez e pode ser necessário voltar ao carro para pagar por mais tempo.

Devido aos horários de check-in/check-out, fazia mais sentido sairmos de manhã (depois de tomar o café da manha/pequeno-almoço e fazer o check-out), parar ao longo do caminho se/onde quiséssemos e depois chegar ao nosso próximo destino, estacionar o carro, fazer o check-in, guardar a bagagem e comecar a explorar aquele local a pé ou usando o transporte público.

Este mapa mostra os principais lugares que visitamos durante a viagem, e segue abaixo uma lista (com links) na ordem que visitamos.

  • Madri – Lisboa a Madri é o segmento mais longo deste itinerário. São cerca de 630 km (390 milhas) e o tempo de viagem é de cerca de 6 horas. Ao longo do caminho, mas ainda em Portugal, Évora e Elvas são cidades bonitinhas para uma parada rápida, refeição ou café, e depois atravessamos a fronteira para Badajoz. Ao planejar a hora de partida e a hora prevista de chegada, lembre-se de que a Espanha está 1h à frente de Portugal, em um fuso horário diferente. Assim, assim que cruzar a fronteira, você perderá 1h. Mas a recompensa é chegar a Madrid, uma cidade incrível com tanto para explorar e desfrutar!
  • Valência – De Madrid, vamos para sudeste em direção à costa até Valência, cerca de 365 km (226 milhas) e menos de 4h de viagem.
  • Alicante – De Valência, seguimos para o sul até Alicante, e a rota mais curta é de cerca de 170 km (104 milhas), menos de 2h. Como a distância é curta, há a opção de dirigir pela costa em vez de pelo interior e conferir uma ou mais dessas cidades litorâneas ao longo do caminho: Gandía, Dénia, Xàbia, Calp e Benidorm.
  • Almería – De Alicante, viramos para sudoeste para Almería. A rota mais curta tem cerca de 290 km (180 milhas), leva menos de 3 horas, e passa pela cidade de Múrcia. Novamente, há a opção de dirigir ao longo da costa e conferir lugares como Torrevieja e Cartagena.
  • Granada – De Almería a Granada, é outro trecho curto de uns 170 km (104 milhas) ou menos de 2h. É também uma mudança de cenário, das vistas do mar para montanhas, e há tanto para ver e fazer em Granada que não sugiro nenhuma parada ao longo do caminho. 😉
    Nota: Se estiver com pouco tempo, vá diretamente para Málaga de Almería e depois visite Granada para passar só o dia, mas vá cedo e planeje ficar para jantar/tapas e talvez assistir a um show de flamenco antes de voltar.
  • Málaga – De Granada e das montanhas, voltamos para a costa em Málaga. São cerca de 130 km (80 milhas) ou cerca de 1:30h de viagem. Málaga é encantadora! É uma cidade bonita e animada, tão agradável e divertida, e um paraíso gastronômico e histórico à beira-mar. Com certeza roubou nossos corações! Qualquer visita parece muito curta. Fizemos uma viagem de um dia a Marbella também, mas não gostamos tanto.
  • Sevilha – De Málaga, viramos para noroeste até Sevilha, cerca de 200 km (125 milhas) e o caminho leva umas 2h. Sevilha é repleta de história e atrações. Mas também é uam cidade grande e movimentada, e o tráfego pode ser bastante intenso durante certos horários do dia, então tente evitar usar o carro na hora do rush.
    De Sevilha, voltamos para Portugal (e ganhamos 1h de volta com o fuso horário!). Existe a opção de atravessar a fronteira para o Algarve, e este percurso tem cerca de 460 km (285 milhas) ou menos de 4h30 de viagem até Lisboa. Outra opção é seguir para o norte até Badajoz e traçar o mesmo caminho de volta a partir de lá. É aproximadamente a mesma distância e tempo de viagem, mas a rota do Algarve passa perto das cidades de Tavira, Faro, Quarteira e Albufeira.

Observação sobre celulares/telemóveis: Se estiver visitando a Europa e tiver um aparelho desbloqueado, cartões SIM pré-pagos estão disponíveis em muitas empresas locais e os dados podem ser usados ​​em todos os países da União Européia (UE) sem roaming. Planos de dados de um país da UE também podem ser usados em outros países membros sem roaming. Para países fora da UE, o uso de dados pode incorrer em tarifas de roaming ou você pode obter um cartão desse país. Verifique os termos de chamadas e mensagens, pois podem ser de longa distância fora do país de origem do cartão. A cobertura do celular é muito boa, mas se estiver usando dados para navegação, sugiro baixar mapas do Google para as áreas necessárias e mantê-los para uso off-line (antes de sair ou usar Wi-Fi, quando disponível), pois as áreas mais remotas podem ter cobertura irregular.

Obs 2: Além dos tradicionais hotéis e hostels, algumas ótimas opções de hospedagem podem ser encontradas no AirBnB, Booking, VRBO, etc.



Está curtindo o conteúdo? Contribua com um “cafezinho” e ajude a manter o blog!

Talk to us! | Fale conosco!