Last updated on 17-set-2023
Este prato vegetariano se tornou um dos nossos favoritos, e eu tenho feito em casa uma ou duas vezes por mês. É uma refeição fácil, deliciosa, sem glúten, precisa de apenas alguns ingredientes simples e leva menos de 30 minutos para ficar pronta.
O alho-poró é chamado de alho francês em Portugal. Eu vi o Alho Francês (ou Alho-poró) à Brás pela primeira vez como uma opção vegetariana para o prato do dia em um restaurante em Lisboa e decidi experimentá-lo. Geralmente há opções de carne e peixe para os pratos do dia, então uma opção vegetariana me interessou logo, e estava muito gostoso! Desde então, eu vi o mesmo prato em outros restaurantes também, e eu fico feliz que mais alternativas vegetarianas estão aparecendo.
Das inúmeras receitas deliciosas de Portugal, uma das mais amadas e comumente servidas em restaurantes e residências (e uma das minhas favoritas) é o “Bacalhau à Brás“. Abaixo está a minha versão da receita de Vegetais à Brás – inspirada na que experimentei no restaurante . É muito fácil de fazer e mais econômico do que a versão com peixe, mas sem perder no sabor!
Eu sempre gostei de alho-poró, mas o marido não era muito fã (ele até mudou muito na flexibilidade de experimentar e curtir comidas e ingredientes diferentes desde que nos conhecemos). Mas como esse vegetal não era uma unanimidade em casa, quando entrava na nossa cozinha, eu não era muito aventureira na preparação. Tenho que confessar que basicamente fazia quiche, frittata ou sopa, e nem era um vegetal que eu comprava com frequência.
Então estou muito surpresa com o quanto estamos curtindo alho-poró agora! Temos sempre na geladeira e compramos novamente assim que o acaba. Um grande motivo é esta receita “à Brás”, mas também tenho adicionado à minha receita de Strogonoff (estrogonofe) Vegano, que está incluída no cardápio regular em casa.
As visitas a Portugal (ou a um restaurante típico ou comemoração portuguesa) geralmente envolvem muita comida. A culinária portuguesa é ao mesmo tempo familiar e variada, com algo para todos os gostos, bolsos e ocasiões.
Devido à sua posição privilegiada no Atlântico, à costa extensa e à indústria pesqueira bem desenvolvida, o país é conhecido pelos frutos do mar frescos e pelas inúmeras maneiras como preparam o bacalhau, o ingrediente português mais conhecido pelo mundo. Dizem que existem 365 pratos de bacalhau, um para cada dia do ano, mas desconfio que existam ainda mais!
Apesar do relacionamento com o mar e seus sabores, os amantes de carne e vegetarianos também não ficarão desapontados. Portugal tem muitas opções tradicionais de receitas (ou possíveis substituições de ingredientes) para satisfazer todas as preferências alimentares e estilos de vida. É surpreendente que os portugueses tenham conseguido concentrar tanta variedade em um espaço físico relativamente pequeno, com cada região diferente do país oferecendo tradições distintas e combinações diferentes de ingredientes.
A cozinha portuguesa também possui influências mediterrâneas – demonstradas pelo amor ao azeite de oliva, pelo uso de verduras, legumes e ervas frescas, pães e outros ingredientes despretensiosos. Outras influências vêm das antigas colônias de Portugal em todo o mundo e dos primórdios do comércio de especiarias, e se manifestam principalmente na variedade de temperos usados em pratos doces e salgados.
Pessoalmente, eu acho o alho-poró perfeito para fazer “à Brás”. A maneira como eles ficam macios mas não desmancham depois de cozinhar complementa super bem os outros ingredientes. Mas também acredito que podemos “brás-ificar” outros ingredientes, juntando-os com ovos e batata palha para fazer um prato diferente usando o que temos em casa ou talvez gostamos mais do que alho-poró.
Pronto para experimentar este prato delicioso e diferente?
Vegetais à Brás
Ingredientes
- 2 colh. sopa olive oil
- 1 cebola grande, cortada ao meio e em fatias finas
- 1 folha louro
- 3 dentes alho descascados e picadinhos
- 400 g alho-poró (ou alho francês) cortados em meias luas e bem lavados
- 1 abobrinha (ou curgete) ± 200g, picada(o)
- 6 ovos grandes (L)
- 2 colh. sopa leite ou água
- 300 g batata palha
- sal e pimenta do reino (pimenta preta) a gosto
- ¼ xíc. salsa picada, para servir
- azeitonas verdes ou pretas, para servir
Modo de Fazer
- Corte o alho-poró (alho francês) no sentido do comprimento e, em seguida, corte em meias luas finas (somente a parte branca e verde claro). Adicione a uma tigela com água fria e agite para separar as fatias e limpar. Deixe descansar para que quaquer areia desça para o fundo. Fatie a abobrinha (curgete) em meias luas finas também. Prepare a cebola e o alho.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola com a folha de louro até a cebola ficar macia. Adicione o alho e refogue por 1 minuto. Adicione o alho-poró (alho francês) e a abobrinha (curgete) na panela. Cozinhe, mexendo sempre até que os vegetais estejam macios. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Enquanto isso, bata os ovos com o leite (ou água) até ficar bem combinado, tempere com uma pitada de sal e reserve.
- Retire a folha de louro. Adicione 1/2 das batatas aos vegetais na panela e misture delicadamente para umedecer.
- Abaixe o fogo, adicione os ovos à panela e deixe cozinhar lentamente até ficar cremoso, mexendo e misturando delicadamente aos vegetais, mas sem deixar secar demais.
- Quando os ovos estiverem levemente cozidos mas ainda cremosos, desligue o fogo, junte o resto das batatas e misture levemente. Essas batatas devem permanecer um pouco crocantes. Se quiser, reserve um pouquinho de batata para servir.
- Sirva imediatamente salpicado com um pouquinho de batatas, salsinha e um fiozinho de azeite. Decore com azeitonas.
Vídeo
Observações
- Essa receita é uma versão vegetariana do famoso prato português Bacalhau a Brás
- Se gostar dos ovos mais cremosos e molhadinhos, desligue o fogo antes de colocar os ovos e prossiga com as etapas. O calor residual na frigideira será suficiente para cozinhar os ovos delicadamente.
- Para essa receita, pode-se usar outras combinações de vegetais que tenha em casa ou goste mais - além OU em vez de alho-poró (alho francês) e abobrinha (curgete) - como cenoura ralada, vagem (feijão verde), e cogumelos frescos.